Em meio a uma avalanche de conteúdos nas mídias sociais, a fonte das notícias é crucial para combater desinformação, fake news e polarização. Um estudo realizado pelo Statista em dezembro de 2023, com 12 mil norte-americanos acima de 18 anos, revelou que a plataforma X (anteriormente conhecida como Twitter) é a fonte mais confiável para obter notícias entre os usuários de redes sociais nos Estados Unidos. Segundo o estudo, 53% dos usuários do X utilizam a plataforma regularmente para se informar.
Outras redes sociais também são usadas para obter notícias, mas com menor frequência. O TikTok, por exemplo, viu a sua utilização para notícias quase dobrar entre 2020 e 2023, alcançando 43% dos usuários. O Facebook, com a mesma porcentagem, também é uma fonte popular, seguido pelo Reddit (38%), Instagram (34%) e YouTube (32%). LinkedIn e WhatsApp são menos utilizados para esse fim, com 17% e 12% dos usuários, respectivamente.
Essa preferência por certas plataformas para obter notícias tem impacto direto no marketing digital. Profissionais da área devem considerar onde seu público-alvo busca informações ao planejar estratégias de comunicação. A confiança nas fontes de notícias também pode influenciar a credibilidade das campanhas publicitárias e a eficácia das mensagens transmitidas.