27% dos usuários já consomem vídeos de marcas no Youtube Shorts

Os hábitos dos brasileiros no YouTube Shorts revelam que o formato curto está consolidado como parte da jornada digital. De acordo com a pesquisa YouTube no Brasil, feita pela Opinion Box, 42% das pessoas usam o Shorts para assistir aos vídeos de quem já seguem, enquanto 39% buscam conteúdos leves, de humor e descontração. A plataforma ainda é majoritariamente voltada ao entretenimento e à familiaridade com os criadores, mas começa a abrir espaço para novos propósitos.

O dado mais interessante para quem trabalha com marcas e comunicação é que 27% dos usuários já consomem vídeos de empresas ou marcas que gostam. Isso mostra que, mesmo em um ambiente pensado para consumo rápido, há atenção disponível para conteúdos que entregam valor de forma objetiva. Além disso, 32% afirmam acompanhar notícias no Shorts, o que aponta para uma demanda por informação em linguagem acessível e formatos condensados.

O estudo também mostra que a presença de celebridades, influenciadores e até amigos tem peso relevante, mas abaixo das marcas: apenas 17% acompanham vídeos de influenciadores e 15% veem conteúdos de amigos. Isso reforça o potencial do Shorts como um canal de descoberta e não só de manutenção de vínculos. Do lado das marcas, isso significa oportunidade para criar vídeos rápidos, informativos e emocionalmente envolventes que possam ser encontrados mesmo após dias ou semanas da publicação.Embora apenas 8% usem o Shorts para divulgar produtos ou serviços, o contexto geral indica que há um espaço para empresas que saibam adaptar suas mensagens à lógica do formato. O algoritmo do YouTube e a possibilidade de descoberta orgânica sustentada por SEO tornam o Shorts uma aposta estratégica para quem deseja aumentar alcance e relevância com baixo investimento inicial. O desafio, no entanto, segue sendo transformar esse espaço predominantemente voltado ao entretenimento em uma vitrine de valor sem parecer invasivo.