Consumidores querem peças de moda com maior valor agregado e experiências marcantes no varejo físico

Itens de moda com maior valor agregado: esse é o desejo dos consumidores para 2024. O novo comportamento foi revelado pelo relatório “Oportunidades para a indústria da moda 2024” da WGSN, autoridade global em previsão de tendências. Esse interesse crescente coincide com um contexto de aumento do custo de vida, levando à redução de gastos com itens supérfluos. Consequentemente, os consumidores estão priorizando investimentos em peças essenciais que ofereçam durabilidade e versatilidade, incluindo materiais orgânicos e híbridos.

Além da preocupação com a durabilidade, os consumidores também estão buscando estabelecer um relacionamento mais próximo com suas marcas favoritas. A tendência é de que compras sejam motivadas por gatilhos emocionais, com o público buscando aplacar emoções por meio do consumo de pequenos luxos. Eles também demandam por experiências imersivas que unam o mundo real e digital, experiências que gerem encantamento. Na pesquisa global, 70% dos respondentes não se lembram de experiências marcantes conduzidas pelas marcas que consomem. Neste panorama, investir no varejo sensorial é uma oportunidade.

Os e-commerces desempenham um papel fundamental nessa nova dinâmica do mercado da moda. Assim como no varejo físico, os consumidores esperam experiências personalizadas e exclusivas durante suas compras online. Nesse sentido, a Inteligência Artificial é uma aliada poderosa, permitindo aos varejistas digitais oferecer recomendações de produtos mais precisas e relevantes para cada cliente. Além disso, estratégias de marketing digital direcionadas e parcerias com influenciadores são essenciais para cativar a atenção dos consumidores em meio ao mar de informações disponíveis na internet.