Social-first: 3 princípios para ganhar maior relevância cultural

Empresas podem ganhar muito ao adotar uma abordagem que prioriza as redes sociais, vendo-as não apenas como um canal de marketing, mas como uma solução abrangente para a organização. Quando as redes sociais surgiram, as marcas focavam em conquistar seguidores e postar frequentemente. Hoje, os algoritmos enfatizam os interesses individuais dos usuários, mudando a dinâmica para uma estratégia que compartilha cultura e constrói confiança.

De acordo com uma pesquisa da Deloitte Digital com líderes de marketing de 450 empresas nos EUA, marcas que priorizam as redes sociais veem um aumento médio de receita de 10,2% ano após ano. Elas também têm oito vezes mais probabilidade de superar as metas de receita em 25% ou mais. Isso mostra a importância de se adaptar às demandas crescentes das redes sociais. Para isso, elencamos 3 princípios para ganhar maior relevância cultural junto à audiência:

1. Ouça com intenção

Compreender a cultura e as normas de cada plataforma é crucial. As marcas devem usar ferramentas de escuta social para identificar onde estão seus públicos e entender temas e comportamentos. A escuta social também ajuda a identificar necessidades de atendimento ao cliente e oportunidades de produtos. Marcas que priorizam as redes sociais agem de acordo com o que ouvem, tendo 4,3 vezes mais probabilidade de afirmar que possuem todos os dados necessários para tomar decisões informadas.

2. Faça Conexões Significativas

A autenticidade é fundamental. Marcas que priorizam as redes sociais valorizam a conexão da identidade da marca com suas ações, buscando aumentar a confiança do cliente e humanizar a marca. Compreender o tom e o foco das comunidades sociais ajuda as empresas a agir de forma relevante e autêntica. 

3. Envolva os Clientes Onde Eles Estão

Mensagens unidirecionais não funcionam mais. As marcas devem estabelecer processos para atender às necessidades individuais dos clientes nos canais sociais preferidos. Clientes esperam atendimento ao cliente nas redes sociais, e as marcas devem estar preparadas para responder adequadamente ao feedback, seja ele negativo ou positivo. Marcas que priorizam as redes sociais colaboram efetivamente entre marketing, atendimento ao cliente e outras equipes, utilizando as redes sociais extensivamente como canais de atendimento.