O mercado global de retail media, mais que duplicou sua receita entre 2019 e 2023, alcançando US$ 123 bilhões, de acordo com um estudo da consultoria britânica Omdia. A expectativa é que, nos próximos cinco anos, esse número salte para US$ 293 bilhões, consolidando o retail como o principal segmento de publicidade online no mundo.
Atualmente, a China lidera o setor, representando cerca de 50% da receita total de retail media. No entanto, essa participação deve diminuir para 40% à medida que outros mercados se desenvolvam. Fora da China, a Amazon domina o cenário, com quase 70% da receita publicitária do setor no último ano. Apesar disso, a participação da Amazon também está prevista para cair, embora a empresa deva manter sua posição competitiva com estratégias como a inclusão de anúncios no Prime Video.
Além da monetização dos canais de venda, o estudo indica que os varejistas devem começar a explorar seus dados proprietários em plataformas externas, criando novos fluxos de receita em colaboração com os setores de tecnologia, mídia e telecomunicações. Essas parcerias têm potencial para gerar mais de US$ 75 bilhões até 2029, beneficiando tanto os varejistas quanto os fornecedores de tecnologia e outras empresas envolvidas.