A OpenAI anunciou o lançamento do SearchGPT, uma nova ferramenta de busca com inteligência artificial que promete competir com gigantes como Google e Bing. Ainda em fase de testes, o SearchGPT fornece respostas para perguntas com fotos e links da web, além de oferecer uma barra lateral para explorar pesquisas adicionais. A plataforma, semelhante ao ChatGPT, busca combinar a IA com informações da internet para fornecer respostas rápidas e com fontes claras.
Atualmente, o SearchGPT está disponível apenas para um grupo restrito de usuários, que podem se inscrever na lista de espera no site da OpenAI. A empresa está colaborando com editores para desenvolver a primeira versão do buscador e pretende considerar o feedback dos usuários e dos editores para aprimorar a ferramenta. Editores parceiros, como News Corp e The Atlantic, poderão gerenciar como seus conteúdos aparecem nos resultados de busca.
O SearchGPT fornecerá resultados de pesquisa resumidos com links de origem e permitirá perguntas de acompanhamento com respostas contextuais. A OpenAI também planeja integrar os melhores recursos do SearchGPT ao ChatGPT no futuro, visando aprimorar ainda mais a experiência do usuário.
Com o Google dominando o mercado de buscas com uma participação de 91,1% em junho, segundo a Statcounter, a entrada do SearchGPT representa um desafio significativo. A OpenAI espera que a colaboração mais estreita com editores, após acordos de licenciamento de conteúdo com grandes organizações como Associated Press e Axel Springer, fortaleça sua posição no mercado.