Indústria de alimentos aumenta engajamento em 60% nas redes sociais

 

Fundada em 1875, a Pilar é uma marca tradicional no ramo de massas e pioneira na fabricação de biscoitos na América Latina, reconhecida por produtos como o Gufs, a Cream Cracker, Maizena e Maria. Em 2010, um dos maiores grupos da indústria de alimentos e bebidas, o M. Dias Branco, adquiriu a marca e a posicionou junto a outras grandes do setor de alimentos, como Vitarella e Treloso. 

 
Pilar em busca da conquista de novas gerações no digital 
 
Todo pernambucano tem uma memória afetiva com os produtos Pilar, seja o cheirinho gostoso do biscoito Maizena ou o cafézinho na casa da avó acompanhado da tradicional Cream Cracker. Em 2014, a marca, uma das principais do setor alimentício brasileiro e pertencente ao grupo M. Dias Branco, quis levar essa presença tão forte no dia a dia das famílias para o digital  e relançou a marca para o Nordeste.
 
O desafio da Pilar era construir uma relação afetiva com os clientes e estimular que a conversa nas redes sociais alcançasse as novas gerações. Assim, a marca fortaleceria vínculo com o público fiel e teria seus produtos e valores reconhecidos por novos brand lovers. 
 
 
Conhecer o cliente e gerar conteúdo personalizado
 
 
Conteúdo autêntico e humanizado somado ao diálogo carinhoso da vovó Pilar com os seus seguidores, essa foi a receita especial que a LeFil junto à Pilar criaram para construir a presença digital da marca nas redes sociais. Tudo isso só foi possível graças ao conhecimento aprofundado do cliente a partir de dados de redes sociais e escuta ativa do cliente diariamente, realizado pela LeFil.
 
Os estudos de comportamento dos consumidores apontaram a necessidade de um reposicionamento da Pilar, que estava sendo vista como premium e distante do público. A LeFil orientou a marca para nova estratégia de personalização, com foco em aproximar, humanizar e estimular conversas. 
 
Post publicado no Facebook
 
 
Assim foi desenvolvida a linguagem da vovó Pilar para as redes sociais, adicionando uma pitada de carinho, amor, boas histórias e lembranças afetuosas. O conteúdo para Facebook passou a fortalecer a memória afetiva das pessoas com as massas e biscoitos Pilar. E a vovó começou a ganhar brand lovers no digital, recebendo mais de 4 mil mensagens de carinho em apenas um ano.
 
   
 
Post publicado por consumidor nas mensagens privadas
 
A preparação de receitas exclusivas aliada a uma produção visual de pratos de dar água na boca também foi marca da nova comunicação da Pilar no digital, gerando ainda mais exposição e desejo de consumo dos produtos Pilar.
 
 

Post publicado no Facebook 

Além disso, foram criados eventos físicos como almoços e jantares exclusivos com o consumidor, apostando numa estratégia figital. As datas comemorativas também conquistaram os seguidores, especialmente as que são marcadas pelo encontro entre famílias e amigos. No Dia do Macarrão, os fãs mais engajados do Facebook foram convidados para almoçar e aprender receitas com o chef Renato Romariz. E quem ficou de casa conseguiu acompanhar tudo por live. Foram mais de 135 mil visualizações de vídeo no YouTube.
 

Crescimento de 60% do engajamento

A vovó Pilar foi um sucesso no digital! Em 2016, a marca cresceu 72% nos fãs do Facebook e aumentou em 60% o engajamento com o público na mídia. Consumidores da marca começaram a pedir receitas personalizadas, enviar cartinhas para a brand persona, compartilhar memórias com os produtos Pilar e mandar muito carinho para a vovó.

Nome da empresa: M Dias Branco / Pilar
Segmento: Indústria
Atuação: Nordeste