Design-driven Marketing: o que é e como aplicar na prática?

Entenda a abordagem desenvolvida pela LeFil e como ela pode ajudar a revolucionar a forma como as empresas fazem marketing

O Design-driven Marketing, ou marketing orientado pelo design, é uma abordagem que combina os pontos fortes dessas duas áreas para ajudar na segmentação de público e criação de valor para as marcas. O objetivo é construir estratégias que resolvam os desafios atuais das empresas, em um contexto de transformação digital e de rápida mudança no comportamento do consumidor.

Como surgiu o Design-driven Marketing?

O Design-driven Marketing é uma abordagem utilizada pela LeFil e determina que, apesar dessas áreas serem vistas, muitas vezes, como concorrentes, elas possuem inúmeras semelhanças e são igualmente importantes para o pensamento estratégico.

A partir deste princípio, a abordagem foi moldada, testada e comprovada cientificamente em grandes empresas que estavam dispostas a mudar a visão tradicional com relação ao marketing e ao design.

Apesar do entendimento profundo do cliente sempre ter sido parte fundamental de um marketing bem sucedido, essa percepção ficou mais evidente durante a pandemia da COVID-19, quando a corrida para digital ficou ainda mais acelerada, e o mundo passou a ter novos contextos, saindo de uma era industrial para a era do conhecimento.

Isso fez com que as empresas entendessem que o marketing não segue mais a lógica broadcast de comunicação em massa. Agora, o cliente está em rede, conectado e com poder para interferir nas escolhas e percepções de outros consumidores.

Surgiu então, a necessidade de compreender todas essas mudanças e usá-las para criar um diferencial competitivo, usando um design que vai além do produto e coloca os desejos das pessoas em primeiro lugar.

Só assim, é possível descobrir, despertar, criar, articular e satisfazer as necessidades dos clientes.

Por que investir no Design-driven Marketing?

Os resultados apresentados após a implementação do Design-driven Marketing são bastante significativos e contribuem não só para o desenvolvimento da área de comunicação, como também para outros setores da empresa.

Entre os principais resultados, merecem destaque:

  • Segurança e criatividade: Mais segurança e criatividade para a construção dos planos de marketing, já que serão compreendidas as necessidades do cliente.
  • Personas e jornadas: Definição de personas e jornadas que ajudam a determinar a proposta de valor e posicionamento das empresas, além dos seus diferenciais de mercado.
  • Visão de negócio: Visão ampliada sobre os principais clientes e stakeholders, o que contribui para um melhor planejamento e crescimento das empresas, assim como ajuda a reduzir riscos e desperdícios no investimento de marketing.
  • Integração: Integração entre as equipes de marketing de design, com ambas participando das tomadas de decisões e execução dos projetos para alavancar negócios.
  • Insights: Geração de insights sobre oportunidades de negócio, melhorias do produto ou serviço e elaboração do plano de marketing mais assertivo e focado na geração de valor.
  • Inovação: Construção de estratégias de marketing mais inovadoras e que atendem às necessidades do novo consumidor, que compra pelo valor que a empresa entrega.

Os 5 pilares do Design-driven Marketing

Design na alta gestão

Empresas que têm melhor desempenho financeiro entendem que o design é uma questão da alta administração, não apenas dos especialistas. Por isso, é necessário ajudar os gestores e os CEOs a compreenderem as vantagens competitivas de utilizar o design nas organizações.

Cultura e ferramentas de colaboração

Fornecer ferramentas que incentivem a cultura de colaboração entre os times de marketing e design é essencial para garantir o melhor resultado. Pesquisas apontam que as empresas mais bem sucedidas têm domínio digital em mais de 30 ferramentas do mercado.

Liderança focada no cliente

As empresas com os melhores desempenhos são aquelas que mantêm uma compreensão do cliente entre todos os executivos. Elas também possuem líderes curiosos sobre as necessidades dos consumidores e costumam ter uma visão ousada e centrada em design que influencia nas tomadas de decisões.

Experiência do usuário no centro da empresa

Empresas que realizam o mapeamento da jornada do cliente entendem melhor as necessidades dos usuários e, consequentemente, conseguem alcançar melhores resultados no mercado.

Equipes multifuncionais e que entendam de negócio

Os designers não podem se limitar a projetar produtos e serviços. Eles precisam entender de negócios e também de estratégia comercial para ajudar a resolver os desafios internos da empresa. Por outro lado, ter habilidades de design não deve ser algo exclusivo desses profissionais. 

Todos os colaboradores precisam ter essa visão para compreender não apenas as pessoas, como também os objetivos e metas do negócio. Ou seja, é necessário que haja a integração entre os times de marketing e design para criar uma equipe onde todos tenham o mesmo nível de conhecimento, mas agreguem competências diferentes.

Agora que você já sabe o que é e como funciona o Design-driven Marketing, está na hora de aplicá-lo na prática! Clique no banner acima e faça o download gratuito do nosso manual que irá ajudar você a implementar a abordagem na LeFil na sua empresa.