Métricas de atenção estão ganhando destaque no mundo do marketing, especialmente na América Latina. Uma pesquisa da DoubleVerify, divulgada no Global Insights Report 2024, revela que 51% dos compradores de mídia na região planejam integrar essas métricas em suas estratégias este ano. A análise abrange mais de um trilhão de impressões de vídeo e display globalmente, incluindo desktop, web móvel, aplicativos móveis e TV conectada (CTV).
A medição da atenção é crucial porque ajuda a entender como os consumidores interagem com o conteúdo. Na América Latina, 67% dos compradores de mídia acreditam que essas métricas melhoram significativamente a qualidade da mídia. Além disso, 68% dos profissionais de marketing apontam que a otimização de campanhas impulsionada por inteligência artificial e estruturas de investimento responsável são fatores positivos para a qualidade da mídia.
Contudo, há desafios no ecossistema digital. Mais da metade dos compradores de mídia (58%) mencionam o aumento de conteúdo de baixa qualidade e sites feitos exclusivamente para publicidade como ameaças. Fraudes também são uma preocupação, embora tenha havido uma queda de 29% na região. A CTV registrou a maior taxa de fraudes/tráfego inválido sofisticado (4,9%), destacando a necessidade de adaptação ao rápido crescimento das impressões CTV, que aumentaram 98%.
No Brasil, a taxa de visibilidade autêntica subiu para 73%, um aumento de 2% em relação ao ano anterior. A visibilidade de displays também aumentou para 75%, enquanto a visibilidade de vídeos permaneceu estável em 77%. Houve uma diminuição significativa na taxa de violações de adequação de marca, que caiu para 4,6%, uma redução de 45%.
Essas métricas de atenção são vitais para as estratégias de marketing, pois fornecem insights sobre a eficácia das campanhas e ajudam a ajustar as abordagens para melhor engajar o público. Integrar essas métricas pode aumentar a eficácia das campanhas publicitárias e garantir que os recursos sejam utilizados de maneira mais eficiente.