82% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos com embalagens sustentáveis

Nos últimos anos, observa-se uma mudança significativa nos hábitos dos consumidores brasileiros, que estão priorizando cada vez mais a sustentabilidade em suas escolhas de compra. De acordo com o levantamento de 2024 da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o número de brasileiros preocupados com práticas sustentáveis aumentou de 74% para 81%, refletindo uma crescente conscientização ambiental na sociedade. 

A pesquisa da CNI também destaca que o consumidor brasileiro não se preocupa apenas com o preço na hora de adquirir um produto, mas também com o impacto ambiental de sua escolha. O aumento no número de pessoas que tentam evitar o desperdício de energia e a crescente atenção à reciclagem são indicativos claros dessa mudança de mentalidade. 

Essa tendência também já tinha sido adiantada pela pesquisa Buying Green Report de 2023, que revelou que 82% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos com embalagens sustentáveis. No estudo, também foi mostrado que jovens entre 18 e 24 anos são a faixa etária que mais prioriza o meio ambiente em suas decisões de compra.Diante desse cenário, as empresas têm um papel fundamental na adoção de práticas sustentáveis em seus produtos. Ao priorizar materiais eco-friendly e desenvolver embalagens mais eficientes e com menor uso de plástico, as empresas podem não apenas atender às demandas dos consumidores por produtos sustentáveis, mas também contribuir para a construção de um futuro mais consciente e responsável ambientalmente.