Quais as principais tendências de Marketing Digital para 2019?

Você já começou a pensar no que quer para a sua marca em 2019? O começo do ano é a época ideal para compreender as tendências do mercado e do ambiente digital e entender um pouco mais do mercado no qual o seu negócio está inserido. E para ajudar você nessa jornada, nós listamos 7 tendências de marketing digital nas quais você precisa ficar atento. Confira:

CHATBOTS

Manter um contato próximo com o cliente, montar orçamentos e, até mesmo, vender serviços e produtos. Estas são apenas algumas das utilidades que um chatbot bem estruturado pode ter para o seu negócio. Muitas empresas já descobriram o poder da ferramenta e, segundo relatório da Grand View Research, a tendência é que, até 2025, a popularidade do chatbot aumente até 24%, movimentando mais de U$ 1,2 bilhão no mercado mundial.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Se o chatbot é a ponta do iceberg, a inteligência artificial é um oceano inteiro de possibilidades. Com ela, é possível analisar dados em tempo real, entender que tipo de conteúdo um potencial cliente está consumindo e fornecer dados para otimizar processos, potencializar a geração de leads e ter um maior controle sobre o funil de vendas da empresa.

BUSSINESS INTELLIGENCE E BIG DATA

Os dados precisam contar uma história. Por isso, estes dois termos andam de mãos dadas. Enquanto o B.I utiliza de técnicas e ferramentas, como o dashboard, para melhorar a visibilidade de estratégias e indicadores, o big data mapeia estes dados para extrair informações e gerar insights que auxiliam nas tomadas de decisões. A união dos dois possibilita um domínio mais aprofundado do negócio e uma comunicação mais clara com o consumidor, o que pode aumentar a competitividade e, até mesmo, alavancar resultados.

TRANSMISSÃO AO VIVO

Seja no Facebook, YouTube ou Instagram, as lives se provaram como um ótimo recurso para as empresas, como mostrou a pesquisa do LiveStream, em parceria com a New York Magazine. Segundo o estudo, 73% dos negócios B2B (business to business) que utilizaram a live em 2018 tiveram um retorno de investimento positivo, enquanto 97% das empresas registraram um aumento de interesse pelos seus produtos e serviços. A pesquisa revelou, ainda, que 67% da audiência comprou um produto ou serviço similar ao que foi apresentado na live.

MARKETING DE INFLUÊNCIA

A sua marca já faz parcerias com influenciadores digitais? Pois saiba que 92% dos usuários de internet acreditam que esse tipo de marketing é bastante eficiente e muitos já chegaram a comprar os produtos indicados pelos influencers. O dado é do instituto Linqia, de São Francisco, que também revelou que 86% das empresas utilizam a estratégia. Para 2019, a tendência é apostar nos chamados “micro influenciadores”, perfis com um número reduzido de seguidores, mas com relevância em nichos de mercado específicos.

PESQUISA POR VOZ

Um estudo da empresa americana ComStore revelou que, até 2020, a previsão é metade de todas as buscas na internet sejam feitas por comando de voz. Isso impacta diretamente na forma de fazer conteúdo, uma vez que é preciso analisar as diferenças semânticas entre a língua escrita e a falada, criando textos cada vez mais conversacionais. Além disso, é necessário adaptar a estratégia de SEO do seu site para não perder esse fluxo, que seja a ser de 3,5 bilhões de buscas diariamente, somente no Google.

PLANEJAMENTO DIGITAL

Agora que você já sabe algumas das tendências para este ano que tal aplicá-las no planejamento? Com estratégias e metas bem traçadas, é possível criar ações integradas e tomar decisões de forma consciente, além de estreitar o relacionamento com os consumidores e colocar a sua marca em evidência. Também é através do planejamento que você consegue ter uma melhor compreensão do espaço onde a sua marca está inserida, determinar os KPI’s analisar os pontos fortes e fracos, levantar dados da concorrência e do mercado em geral e, até mesmo, identificar oportunidades e ameaças ao seu negócio.