Com a proximidade da Lei de Proteção de Dados, os times de marketing possuem desafios pela frente. O principal deles é a forma de atrair e se relacionar com o cliente, isto é, como se faz marketing, na essência. Landing pages, formulários, e-mail marketing, anúncios patrocinados e bases de e-mails vão precisar ter seus papéis revistos, tanto na forma como são feitos quanto como são usados na estratégia geral.
Antes disso, entretanto, é preciso entender como o marketing será impactado, tendo em vista que essa é uma das principais áreas que precisarão se adequar, devido à captação e tratamento de dados de clientes. Esse não será um processo rápido, que se faz da noite para o dia, e não se trata apenas de tecnologia ou de Direito. É uma mudança de cultura organizacional que demandará tempo. É uma construção coletiva de todas as áreas e parceiros que se relacionam com os dados.
Como a LGPD vai impactar marketing?
O brand e o vazamento de dados
O item segurança entra na lista dos times de marketing para que a empresa tenha uma boa reputação. A segurança dos dados não é apenas algo que acontece no back-end. Ela atinge o marketing também porque é a experiência que o cliente tem com a marca.
Cuidado com a exposição da marca
A exposição da marca na internet vai precisar estar adequada aos novos direitos dos consumidores. Eles passam a poder pedir confirmação do tratamento de dados, cancelamento do tratamento, exclusão ou retificação dos dados deles.
As estratégias para marketing precisam ser adequadas
Toda mudança requer adaptações e a LGPD é oportunidade de transparência e engajamento com o consumidor dentro de bases mais sólidas, dentro do entendimento dele que ao dar o consentimento para a empresa usar seus dados pessoais, ele recebe em troca mais valor, conveniência e respeito.
Atenção para listas de e-mails
Já não era interessante, para quem defende um marketing de atração e em respeito ao cliente, adquirir listas que não foram construídas a partir de um relacionamento do cliente com a empresa, por exemplo, fornecidas em eventos para patrocinadores no qual a sua empresa não obteve autorização do cliente, mas sim um terceiro.
Tenha parceiros já adequados
As responsabilidades das empresas, segundo à LGPD, são diferentes de acordo com a atividade de tratamento de dado que sua empresa desenvolve. Nas relações com parceiros de negócios é preciso estabelecer bem os papéis de controlador dos dados e de operador dos dados, já que cada papel atua de forma diferente com os dados que recebe do cliente.
Mídia online e a LGPD
Conhecer os hábitos e preferências do cliente serão os pontos-chave para desenvolver estratégias adequadas à LGPD já que será preciso atrair esse cliente de forma espontânea para que ele conceda os seus dados e a empresa desenvolva um relacionamento que gere mais valor para o cliente e transparente para ambos.
O marketing de atração x LGPD
O marketing de atração será a principal forma de adquirir dados do cliente de forma natural, limpa, concedida por ele e adequada à nova lei, já que ele é pautado em oferecer conteúdos que foram produzido a partir de interesses do consumidor que concede suas informações para ter acesso.
Papéis que o marketing desempenha em função dos dados do cliente
Se sua empresa faz algum tipo de cadastro de consumidores atuais ou em potencial: trata dado pessoal; se sua empresa manda e-mail marketing, trata dados pessoais; se faz anúncio no Facebook ou Instagram, trata dados pessoais; se trabalha com programa de fidelidade, trata dados pessoais. Então, é preciso se adequar o quanto antes.
Primeiros passos para os gestores de marketing
O primeiro passo para adequação à LGPD é um mapeamento de todos os dados pessoais que circulam na empresa. No marketing, por exemplo, é preciso entender quais os momentos os clientes fornecem dados, como landing pages, anúncios, promoções, e qual caminho que esses dados percorrem.
Quer saber mais sobre como a LGPD vai impactar o marketing? Assista a nossa Masterclass → http://bit.ly/LGPDmasterlefil
Baixe nosso e-book e confira as dicas completas para começar a adaptar as suas estratégias→ https://bit.ly/ebooklgpdlefil
Acompanhe a nossa série de lives sobre LGPD no nosso Instagram → https://www.instagram.com/lefil_/channel