Inbound Marketing

O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, é uma estratégia que se baseia em entender a jornada digital do cliente e na criação de conteúdo relevante para um público especifico. Com esse método, o consumidor é quem procura a sua empresa, ou seja, esses conteúdos autorais atraem os usuários, que por sua vez se deixam influenciar e tornam sua empresa referência no segmento em que está inserido. Atualmente, é uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas com fim de conquistar novos clientes, já que faz uso de métodos considerados simples e que trazem benefícios instantâneos para empresas.

As etapas do Inbound Marketing são dividas da seguinte maneira:

Atrair: Antes de tudo você precisa ter seu negócio conhecido e a criação de blogs, redes sociais, além da utilização de palavras-chave são ferramentas que podem atrair pessoas para seu negócio.

Converter: Uma vez que você atraiu pessoas para seu negócio, agora é a hora de convertê-los em possíveis clientes. Formulários e calls-to-action são alguns exemplos de ferramentas utilizadas para esse fim.

Fechar: Como o nome já sugere, é hora de propor os detalhes para fechar de vez o negócio. Uma ferramenta muito utilizada para esse fim é o e-mail, já que permite uma interação mais individual com o cliente.

Encantar: A relação com o cliente não acaba depois de fechar o contrato, é preciso oferecer mais serviços, pois só assim o consumidor se transformará em um promotor da sua marca e consequentemente você conseguirá fechar mais negócios.

Dentre os benefícios do Inbound Marketing podemos destacar:

  • Alcançar o público certo

Essa estratégia utiliza métricas que alcançam as pessoas que você quer atingir de maneira mais direta.

  • Estabelecer um relacionamento mais próximo do cliente

A relação com o cliente é a chave do sucesso para todas as empresas e o inbound marketing traz seu público para cada vez mais próximo do seu negócio.

  • Diminuição dos custos

Para adotar essa estratégia não é preciso um grande investimento, isso torna sua adesão bastante acessível para todas as empresas.

  • Mensuração dos resultados

Outra facilidade é a possibilidade de acompanhar seus resultados em tempo real e a flexibilidade em realizar trocas de estratégias a qualquer momento.