63% dos bares e restaurantes utilizam Whatsapp no atendimento, mas experiência de compra ainda requer melhorias, segundo Abrasel

O WhatsApp tem se consolidado como uma ferramenta crucial para bares e restaurantes no Brasil, conforme pesquisa recente da Abrasel. O estudo, realizado em setembro, revela que 63% dos estabelecimentos utilizam o aplicativo para vendas diretas, mostrando como ele facilita a proximidade e a personalização do atendimento ao cliente. Apesar disso, 47% dos entrevistados preferem aplicativos como iFood e Rappi para delivery, enquanto 32% ainda veem o WhatsApp como principal canal de entrega.

A pesquisa também explorou a satisfação com o uso do aplicativo: 53,5% dos empresários relatam raramente receber reclamações, enquanto 14,2% nunca tiveram problemas. Apenas 4% consideram as queixas frequentes, evidenciando que há áreas que ainda podem ser melhoradas. Sobre as dificuldades dos consumidores, 34,4% dos empresários acreditam que a experiência de compra é moderadamente difícil, 34,3% a classificam como fácil, e 13,6% dizem que é muito fácil. Apenas 6,9% relatam problemas significativos para os clientes.Além disso, 65,6% dos bares e restaurantes utilizam atendimento humano no WhatsApp, enquanto 14% automatizam o processo com bots. No entanto, quando surgem complicações, 86,6% dos empresários preferem redirecionar o cliente para um atendente humano, reforçando o valor de um atendimento personalizado para garantir a satisfação e a fidelização dos consumidores.