Durante o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions 2025, a Amazon Ads divulgou um estudo que propõe uma mudança na forma como campanhas publicitárias são segmentadas: menos foco na idade e mais atenção a valores, interesses e hábitos. A pesquisa, feita em parceria com a Strat7 Crowd.DNA, ouviu 26.400 pessoas em 11 países, incluindo o Brasil, e contou com a análise de mais de 600 mil artigos usando inteligência artificial.
Um dos principais achados mostra que 1 em cada 4 pessoas não se identifica com a geração à qual pertence pelo ano de nascimento. Além disso, quase 75% dos entrevistados afirmam que sua identidade é moldada mais por afinidades do que por idade. O levantamento também revelou que segmentações baseadas em comportamentos e valores conectam marcas e consumidores com até duas vezes mais eficácia do que os recortes tradicionais por geração.
O estudo aponta ainda que 59% dos consumidores sentem que as marcas exageram ao direcionar campanhas a grupos etários específicos, e mais da metade prefere anúncios que retratem experiências humanas amplas e inclusivas.Com base nos dados, a Amazon Ads está propondo uma abordagem que combine idade com interesses e estilo de vida, em vez de usar a idade como filtro principal. Campanhas que adotaram essa estratégia, segundo dados internos da empresa, tiveram até 2,2 vezes mais visualizações e conversões. A empresa defende que essa abordagem seja aplicada desde a criação da mensagem até a escolha de canais.