Meta, Snapchat e Tik Tok unidas para remover conteúdos relacionados ao suicídio

As redes sociais estão unidas em uma nova iniciativa para reduzir e remover conteúdos relacionados ao suicídio e automutilação. Meta, Snapchat e TikTok, em parceria com a Mental Health Coalition, lançaram o programa Thrive, que permite o compartilhamento de sinais entre as plataformas para identificar e conter a disseminação de conteúdos nocivos. A ideia é que, quando uma plataforma identificar um conteúdo violador, ela possa alertar outras redes sociais para que tomem as medidas necessárias. 

A Meta desempenha o papel de fornecer a infraestrutura técnica por trás do programa, permitindo que as plataformas compartilhem sinais de forma segura. Esse esforço é um avanço importante, pois conteúdos relacionados ao suicídio e automutilação tendem a se espalhar rapidamente entre as plataformas. O foco inicial do *Thrive* será compartilhar códigos (hashes) de imagens e vídeos que contenham conteúdos gráficos ou que incentivem desafios virais de suicídio ou automutilação. Esses sinais, no entanto, não conterão informações pessoais ou identificáveis.

Entre abril e junho de 2024, a Meta tomou medidas sobre mais de 12 milhões de conteúdos de suicídio e automutilação no Facebook e Instagram. Embora as plataformas permitam que usuários discutam suas experiências de saúde mental, conteúdos gráficos ou que promovam esses atos são removidos. Além disso, foi adotada uma abordagem mais rigorosa para dificultar que esse tipo de material seja encontrado por jovens, mesmo que seja compartilhado por pessoas que eles seguem.Essas ações ganham ainda mais relevância no mês de setembro, com a campanha do Setembro Amarelo, que visa a conscientização e prevenção do suicídio. A colaboração entre as empresas mostra a tentativa de tornar o ambiente mais seguro.