A creator economy está em alta, com 65% dos consumidores optando por adquirir produtos e serviços de empresas fundadas por influenciadores, de acordo com uma pesquisa da agência Billion Dollar Boy, realizada com 4 mil pessoas nos EUA e Reino Unido. A preferência por marcas de criadores supera as tradicionais entre 27% dos consumidores, especialmente entre jovens de 16 a 24 anos, faixa etária na qual 91% já compraram produtos criados por influenciadores.
A motivação por trás dessa tendência reflete uma combinação de fatores. Para 35% dos entrevistados, apoiar pequenos empreendimentos é uma prioridade, enquanto quase um terço acredita que os produtos de criadores são de maior qualidade. Outros fatores incluem a confiança nos influenciadores em relação às marcas tradicionais, o sentimento de pertencer a uma comunidade, a atração por produtos em alta e a lealdade a criadores específicos.
Os segmentos mais comprados incluem cuidados pessoais e beleza, com 40% dos consumidores adquirindo itens como maquiagem e produtos para o cabelo. Alimentos e bebidas aparecem em segundo lugar, com 21%, seguidos por moda, com 17%. Nos Estados Unidos, o fenômeno é mais intenso, onde 71% dos consumidores já investiram em marcas de criadores, em comparação com 58% no Reino Unido.
Esses dados demonstram como os criadores estão moldando o mercado, redefinindo a relação entre consumidores e marcas ao oferecer experiências autênticas, produtos de qualidade e a sensação de conexão pessoal que ressoa especialmente com as gerações mais jovens.