5 passos essenciais para garantir o sucesso da sua estratégia de SEO

Entenda os pontos de atenção que as empresas precisam priorizar para atrair leads qualificados e gerar resultados significativos.

Cada vez mais empresas vêm adotando o SEO (Search Engine Optimization) para fazer com que seus sites alcancem um bom posicionamento em buscadores como o Google. Isso porque a otimização dos mecanismos de busca aumenta o tráfego orgânico, fazendo com que seja possível reduzir (mas não suspender!) o investimento em mídia paga. 

 

Porém, fica a pergunta: será que na prática é assim mesmo? Bem, nem sempre…

 

De acordo com a pesquisa State of SEO 2021, realizada pelo Search Engine Journal, 34,8% das corporações afirmam que o principal desafio para conseguir resultados usando a técnica é a falta de estratégia. Apesar disso, 50,5% das lideranças que responderam o questionário disseram que o orçamento direcionado exclusivamente para SEO aumentou nesse período.

 

Ou seja, as empresas estão colhendo os resultados, mas ainda faltam profissionais qualificados para fazer essa engrenagem rodar.

 

E foi justamente pensando em ajudar você nessa missão que nós montamos uma lista com 5 passos essenciais para garantir o sucesso da sua estratégia de SEO. Vale ressaltar que esses pontos não são os únicos responsáveis pelo êxito da sua estratégia, mas definitivamente são os que geram mais impacto.

 

São eles:

 

  1. Crie um roadmap para o seu SEO

 

Já se foi o tempo em que bastava saber manipular o algoritmo do Google para aparecer nos primeiros resultados da página. Hoje, uma boa estratégia de SEO leva tempo e nunca está 100% completa, mas sempre em desenvolvimento.

 

Como o próprio Google diz: “SEO é sobre as pequenas mudanças que você faz no seu site. Individualmente, essas alterações podem parecer apenas pequenas melhorias. Mas, quando combinadas com outras otimizações, elas têm um impacto notável na experiência do usuário e na performance dos resultados orgânicos”.

 

Por isso, montar um roadmap anual é essencial para gerar resultados básicos a curto prazo (como aumentar os acessos ao site), mas também provocar mudanças significativas a longo prazo, como impulsionar o ROI da empresa, por exemplo.

 

Um bom ponto de partida é fazer uma auditoria do SEO do seu site para identificar os pontos que precisam ser melhorados. Isso inclui identificar páginas com erros, links com URLs corrompidas e outros problemas que afetam o desempenho dos sites. Assim, você consegue priorizar os principais ajustes e definir uma expectativa realista do que é possível conquistar a cada mês.

 

O roadmap também irá ajudá-lo a entender quantos profissionais serão necessários para executar essa tarefa, além dos recursos financeiros que precisarão ser aplicados em cada etapa do processo.

Ao criar o documento, não esqueça de incluir outros recursos que irão ajudar a melhorar sua performance no Google enquanto sua estratégia de SEO é aperfeiçoada. Isso inclui mídia paga, como os anúncios, além de conteúdos para redes sociais, newsletters  e e-mail marketing.

 

  1. Conquiste o suporte das lideranças

 

O SEO é uma prática que impacta a empresa em todos os níveis. Por isso, é imprescindível envolver as lideranças no planejamento e na execução dessa estratégia. Mostrar os impactos reais que o SEO tem no negócio é a melhor forma de convencê-las. 

 

Isso significa mapear o que a concorrência já vem fazendo para despertar um pouco de FOMO (aquela sensação de que você está por fora de algum assunto), além de fornecer uma visão clara das melhorias alcançadas por quem aposta na estratégia, ao invés de focar apenas em números ou na parte técnica.

 

E acredite: saber envolver as lideranças é uma função crucial de quem está à frente do marketing hoje em dia.  De acordo com o relatório da Deloitte, 53,5% dos diretores de marketing estão sendo convidados para fazer parte das tomadas de decisões ao lado dos CEOs e diretores financeiros.

 

Por outro lado, 27,3% afirmam que é difícil conseguir apoio para aprovar as iniciativas relacionadas a SEO dentro das empresas. Um dos principais motivos mencionados é o ceticismo com relação aos resultados, mas a falta de profissionais especializados também foi considerado como um empecilho.

 

Ou seja, para convencer as lideranças, é preciso não só focar não apenas nos benefícios da estratégia de SEO, como também mostrar que a equipe tem capacidade para executá-la.

 

Por isso, antes de propor esse tipo de implementação para a diretoria, certifique-se de que os profissionais envolvidos recebam o treinamento adequado para que o processo possa evoluir de forma rápida e eficiente.

 

  1. Seja parceiro dos outros departamentos

 

Nem só de marketing vive o SEO, muito pelo contrário. O marketing é só a ponta do iceberg. O alinhamento com os outros departamentos foi citado por 26,9% dos profissionais de marketing como um dos principais desafios na hora de estruturar a estratégia de SEO.

 

A relação entre SEO e o departamento de T.I  é particularmente importante e também uma das mais complicadas. Porém, é uma colaboração que precisa funcionar de forma harmônica e simbiótica para garantir o sucesso do SEO. 

 

Quanto mais sintonizadas essas áreas estiverem, melhores serão os resultados, já que a arquitetura do site é um dos principais influenciadores de desempenho para os mecanismos de busca.

 

Entretanto, você não vai precisar somente da ajuda do departamento de T.I. As equipes de monitoramento, análise de dados e inteligência de mercado também desempenham uma função importante, já que muito da estratégia de SEO tem a ver com entender o comportamento e as necessidades dos clientes. Só assim é possível produzir conteúdos que irão responder as dúvidas desse público.

 

Por isso, além de uma boa arquitetura de site, também é preciso levar em consideração os dados coletados pelo Google Analytics, além de outras ferramentas de monitoramento que determinam a reputação da empresa nos meios digitais.

 

Esse tipo de colaboração só é possível quando todos entendem o “porquê” e não somente “o que”. Ou seja, ao invés de apenas dizer o que cada departamento precisa fazer, compartilhe a sua visão para que todos compreendam o objetivo final e a função que cada um desempenha na conquista dessa meta.

 

Para isso, é essencial evitar jargões e linguagens complexas que só o departamento de marketing irá entender. Você também pode perguntar aos líderes das outras áreas quais informações o time de SEO pode fornecer para ajudá-los no projeto. Essa é uma forma de estreitar os laços entre as equipes e melhorar o canal de comunicação.

 

  1. Use a tecnologia para agilizar o processo

 

Se tem uma coisa que a pandemia nos ensinou é que se adaptar rapidamente é essencial. E quando falamos em SEO, isso só é possível com o uso da tecnologia, que permite tomar decisões estratégicas baseadas em dados coletados em tempo real.

 

Avaliar o desempenho da sua estratégia de SEO é uma tarefa sem prazo para acabar. Isso porque tanto os algoritmos de busca quanto o comportamento do consumidor estão mudando constantemente e mais rápido do que nunca, o que significa que você terá que fazer mudanças no seu SEO praticamente todos os dias.

 

Inclusive, investir em tecnologias voltadas para a análise desses dados é a prioridade de muitas empresas para nos próximos anos, de acordo com o levantamento realizado pela PwC Pulse Survey.

 

Outra tendência que está ganhando cada vez mais espaço é o uso de inteligências artificiais que não só automatizam tarefas repetitivas, mas que também conseguem prever comportamentos, analisar resultados, sugerir otimizações em tempo real e, até mesmo, produzir conteúdos personalizados.

 

É importante ressaltar, entretanto, que nem toda tecnologia que está disponível deve ser adquirida. É preciso avaliar se elas funcionam bem quando combinadas e como elas podem fazer o processo fluir da forma mais tranquila possível.

 

Algumas perguntas que você pode fazer antes de contratar uma nova ferramenta são:

 

  • Como essa ferramenta pode aprofundar o meu conhecimento sobre esse tópico?
  • Como essa tecnologia pode melhorar a experiência de descoberta e engajamento com o conteúdo da minha marca?
  • De onde esses dados estão vindo e quais são os parceiros dessa plataforma?
  • Quais são as restrições para o levantamento desses dados?
  • Qual o nível de personalização dos dashboards e relatórios?
  • Quais mecanismos de busca são monitorados no rastreamento?

 

  1. Encontre, mantenha e desenvolva bons profissionais

 

Um bom profissional de SEO é considerado uma espécie de “unicórnio” no mercado. Por isso, dedique parte dos seus esforços para encontrar, manter e desenvolver as pessoas certas para o seu time. 

 

Pense em profissionais que tenham tanto capacidade criativa quanto analítica e consigam manter o equilíbrio entre lógica, organização e inovação. Você também precisará de alguém empático e que seja capaz de manter boas relações com os colegas, já que a colaboração entre os times é essencial.

 

Em resumo, um profissional de SEO deve ter:

 

  • Capacidade crítica
  • Habilidades de escrita e oratória
  • Habilidades técnicas e de programação
  • Boa interação social
  • Conhecimento analítico
  • Mindset multidisciplinar
  • Conhecimento técnicos das ferramentas
  • Habilidade de trabalhar com dados
  • Motivação, determinação e adaptabilidade

 

Se você quiser se aprofundar mais no assunto, o próprio Google disponibiliza uma série de dicas para contratar profissionais de SEO no seu canal no YouTube, o Google Search Central. Neste vídeo, por exemplo, eles explicam desde como preparar as perguntas para a entrevista até o que deve ser solicitado em uma auditoria de SEO.

 

Entretanto, é importante lembrar que, dependendo do negócio, você precisará de um profissional com habilidades específicas. Uma empresa multinacional, por exemplo, precisa de especialistas que entendam o comportamento local, enquanto um e-commerce necessita de alguém com conhecimento em áreas como UX design, segurança e arquitetura de sites.

 

Agora que você já sabe os 5 passos essenciais para garantir o sucesso da sua estratégia de SEO, está na hora de se aprofundar no assunto!



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