17% dos brasileiros têm medo de ser substituídos pela IA, mas 35% estão estudando o tema para se preparar para o futuro

A inteligência artificial tem ganhado espaço em vários setores da economia brasileira, mas o avanço rápido da tecnologia também vem despertando apreensão. Uma pesquisa da NordVPN apontou que 17% dos brasileiros têm medo de perder o emprego para a IA, enquanto 27% acham que ela está evoluindo rápido demais. Esses números ajudam a explicar por que muitos ainda encaram a tecnologia com desconfiança, especialmente em um país onde o mercado de trabalho já enfrenta altos níveis de informalidade e desigualdade.

Apesar do receio, a pesquisa revela um movimento de adaptação. Cerca de 35% dos entrevistados estão estudando o tema para se preparar para o futuro, e quase um quarto já usa regularmente chatbots de IA no trabalho ou no dia a dia. A geração Z, curiosamente, busca menos informações sobre o assunto do que os baby boomers, enquanto os homens se mostram mais engajados na criação de imagens com IA generativa: 29% contra 17% entre as mulheres.

O Brasil lidera o uso semanal de IA entre os países pesquisados, com 42% dos usuários afirmando utilizar a tecnologia para fins de lazer, acima da média registrada na Alemanha (38%) e na Itália (31%). Esse entusiasmo, porém, convive com preocupações sérias. A falta de confiança nas plataformas de IA ainda é um obstáculo para muitos: 27% dos brasileiros evitam fornecer dados pessoais, e 4% disseram já ter sido vítimas de golpes envolvendo IA.