Indústria de tintas cria comunidade online e conecta pintores em todo Brasil

 

Com quase 50 anos no ramo de tintas, a Tintas Iquine é a terceira maior indústria desse setor no Brasil. A marca conta com duas plantas fabris que somam mais de 130 mil m², mostrando sua alta potencialidade de produção, que chega a 220 milhões litros/ano. Além disso, a Tintas Iquine possui mais de 900 colaboradores que contribuem na formulação e venda de mais de 250 produtos e 2.000 itens. Como uma marca consolidada nesse segmento, ampliar o relacionamento com os pintores é imprescindível para alcançar novos horizontes e manter sua forte presença no mercado.

 

Conhecendo os pintores brasileiros para inovar no marketing

Para reunir milhares de profissionais de um segmento de nicho em comunidade online é preciso conhecer bem quem é e como se comportam essas pessoas. Foi com o propósito de aproximar o relacionamento com pintores brasileiros que a Tintas Iquine buscou a expertise da LeFil para iniciar um projeto de conhecimento e aprofundamento no perfil desses profissionais e avaliar a criação de uma comunidade para os pintores
 
Mas não parou por aí! Após mais de um mês focada em conhecer os pintores, a Tintas Iquine, junto com a  LeFil, deu um passo maior: criar uma comunidade online para compartilhar dicas e informações e conectar os pintores de todo Brasil, entre si.
 
 
Pintor: o protagonista da comunidade Iclub
 
A LeFil ouviu -de forma aprofundada e qualitativa- mais de 30 profissionais desse segmento, ao redor do Brasil, para identificar padrões de comportamento e mapear as jornadas de relacionamentos. Ao longo do projeto, ainda foi possível descobrir dois microtargets de pintores. 
 
Tudo isso foi importante para desenhar que tipo de comunidade da Iquine poderia agregar aos pintores e com que conteúdo eles se interessaram. Nasce o Iclub com objetivo de conectar os pintores e oferecer conteúdos, cursos, promoções e trocas de experiências relevantes para cada persona encontrada, conforme abaixo. Foram identificadas as personas Carlos e Rinaldo, a partir da abordagem do design. Elas foram construídas depois de 45 dias de estudos para entender interesses, motivações, aversões, dia-a-dia dos pintores, por exemplo. 
 
Estudo de segmentação realizado pela LeFil
 
Depois de conhecer o cliente, chegou a hora de desenhar a plataforma e definir estratégias de captação e, principalmente, engajamento dos pintores para o Iclub. Utilizamos marketing de conteúdo, mídia paga, Whatsapp e Inbound Marketing para toda a atração e retenção dos pintores na plataforma, assim como estratégias físicas durante treinamentos presenciais realizados pela Iquine.
 
Framework da estratégia para a comunidade elaborado pela LeFil
 
A aplicação de melhorias estruturais foi outro ponto importante para a facilitação do acesso à plataforma com objetivo de manter o engajamento dos pintores. A LeFil atuou dando consultorias com insights para aperfeiçoamento do aplicativo, buscando deixar a experiência do pintor mais fácil. Foi assim que o Iclub se tornou um espaço mais interativo, oferecendo conteúdos criados pelos próprios pintores, o que fez do pintor protagonista da plataforma.
 

O aplicativo Iclub

 
85% do conteúdo do Iclub é feito pelos pintores 
 
As estratégias de captação renderam uma alta taxa de conversão, 63,2%. Uma atração que gerou engajamento importante: 85% dos conteúdos postados no iclub foram criados pelos próprios pintores.
 
A estratégia de comunidades gerou vários ganhos para a marca como:
– proximidade com pintores
– maior geração de valor para os pintores
maior ROI (Retorno do Investimento), pois o investimento em custo de aquisição e manutenção foi reduzido em 44%, comparado ao modelo tradicional de mídia
insights sobre produtos da empresa.

Nome da empresa: Tintas Iquine
Segmento: Indústria
Atuação: Brasil