Estratégia de Marketing: Por onde começar?

Por Rosário de Pompéia, sócia da LeFil

Após 15 anos de mercado, atuando em consultorias de planejamento em marketing, a LeFil desenvolveu um canvas no qual exemplifica a composição da estratégia desenvolvida para seus clientes. 

Um dos primeiros desafios quando se pensa em estratégia de marketing está em entender sobre o contexto. Isso implica em entender da visão do negócio que a marca está inserida, entender seus valores, diferenciais de mercado, propósito e qual a maturidade da equipe de marketing.

Entender do negócio é situar o produto/serviço também no seu ciclo de vida, é compreender a repercussão/aceitação do produto/serviço e, mais ainda, compreender em qual modelo de negócios estamos inseridos. Estamos falando de um negócio que está em plataformas, por exemplo? 

Quando estamos falando de valor, é entender como a empresa proporciona interações que criem valor. Atualmente, a criação de valor passa a ser uma via de mão dupla onde clientes ensinam as empresas e as empresas aprendem com clientes. O valor é criado, modificado e repensado o tempo todo. Ele deixa de ser um protagonista para ser um intermediário de conexões. 

Um segundo ponto fundamental para estruturação da estratégia está na segmentação dos clientes e compreensão das suas jornadas. Entender de clientes é compreender os diversos clusters que estão envolvidos em torno daquele negócio, seus hábitos de consumo, estilo de vida. Precisamos entender os nossos clientes a partir de outros parâmetros que não sejam apenas classe social, idade e gênero. Precisamos entender de pessoas dentro de um contexto de uma jornada figital

Precisamos entender o que o nosso produto/serviço está resolvendo na vida das pessoas e do mundo. 

Após essas compreensões é que se passa para definir como o marketing irá ser acoplado na estratégia de negócio. Objetivos de marketing precisam ser mensuráveis e são completamente linkados ao negócio. Neste momento, é importante não cair na armadilha de definir que o objetivo do marketing é visibilidade de marca ou conquista de leads. O marketing é muito mais que isso! Esse objetivo só pode ser definido se a gente entender o papel do marketing no negócio e só pode ser alcançado se tivermos as condições (internas e externas) que necessitamos. Essa clareza de cenário é fundamental em qualquer estratégia de marketing. 

Esses objetivos irão nortear toda a criação de experiências de atração e retenção dos clientes. “Você falou em experiência?” Sim. Experiência é marketing. E pensar em experiência é materializar toda a nossa conexão com o nosso target. Poderíamos, aqui, até falar de experiência omnichannel, mas isso seria um longo debate. O importante, aqui, é que precisamos pensar em experiências para toda a jornada, desde atração até retenção. 

Essas jornadas precisam envolver os clientes a partir de um storytelling. Aqui é que vai entrar a história que vamos contar e conectar as pessoas na nossa comunidade. Só após tudo isso é que se define os canais que são utilizados, sendo a última etapa a ser pensada e definida na estratégia de marketing. 

O caminho da estratégia é longo e demorado, mas, com certeza, sem passar por ele, não há resultados concretos em marketing. Se você quiser saber um pouco mais sobre o nosso jeito de fazer estratégia de marketing, baixe agora mesmo o nosso Canva.