Como construir sua estratégia de marketing em 2023

O início de um novo ano vem, frequentemente, acompanhado de um desejo de mudanças, seja na esfera pessoal ou no campo dos negócios. É também um período de planejamento, organização e estabelecer metas para os meses seguintes. Para as empresas que estão atravessando esse momento de traçar os passos futuros, especificamente na definição de uma estratégia de marketing, a LeFil disponibiliza gratuitamente um canvas pensado para você alcançar a excelência de resultados em 2023. Comece o seu agora mesmo.

Este material sintetiza parte do conhecimento acumulado pela LeFil ao longo de mais de 15 anos atuando no mercado e está em sintonia com as mais modernas tendências de marketing. Para além da expertise de quem assina o canvas e da sua atualidade, é uma metodologia com eficiência comprovada, que já foi aplicada por mais de cem executivos de 20 diferentes segmentos.

Marketing Strategy Canvas da LeFil

Antes de detalhar o nosso Marketing Strategy Canvas, vale a pena uma breve explicação sobre canvas, caso alguém não esteja familiarizado com o termo. Canvas nada mais é que uma espécie de quadro organizacional com os principais pontos de um planejamento estratégico.

Esse modelo ficou particularmente popular a partir do Business Model Canvas, ou Quadro de Modelo de Negócios, uma ferramenta de gerenciamento desenvolvida pelo pesquisador e empreendedor Alexander Osterwalder.

Aqui, aplicamos esse formato consagrado para um quadro que traz as diretrizes para desenvolver uma estratégia de marketing focada na nova economia digital, de forma descomplicada e intuitiva. A premissa é auxiliar no desenvolvimento de ações focadas no cliente, alinhadas com o negócio e com a equipe, da forma mais eficiente possível.

A estrutura do Canvas

Marketing Strategy Canvas da LeFil

Como é possível notar, nosso canvas é segmentado em cinco áreas:

  • Para quem
  • Contexto e valor
  • Como
  • Onde
  • Quanto

Vamos explicar melhor cada uma delas!

Para quem

O campo Para quem é voltado para a identificação das segmentações de clientes, das jornadas mapeadas e da definição dos clientes a serem focados. É o primeiro passo a ser feito. A proposta é identificar os microtargets dos clientes e escolher duas personas como foco, mapeando a jornada delas.

A tarefa de segmentação não é simples, mas pode ser feita de maneiras diversas. Uma sugestão é realizar uma oficina com colaboradores de diferentes áreas da empresa e fazer entrevistas com perfis distintos, para que seja possível identificar padrões de comportamento entre os consumidores.

Contexto e valor

Contexto e valor traz um exercício de auto-observarção. É a etapa de esclarecer aspectos diversos do negócio, incluindo a maneira como o marketing está inserido na empresa, valor dos produtos e dos serviços entregues, entre outros pontos. É indispensável a participação de diretoras ou pessoas com cargo C-Level para ser possível contextualizar o mercado e os desafios futuros da empresa. Neste ponto, também são observados os diferenciais do negócio, propósitos e concorrência.

Como

Aqui é a etapa para estabelecer os caminhos e ações, incluindo os objetivos de marketing, seguindo para a definição de storytelling e de formas de atração/retenção de clientes já conquistados.

Onde

Preenchidos os tópicos anteriores, é a vez de pensar no campo Onde. Anúncios pagos, publieditoriais, mídia orgânica, entre outros. São diversos os canais que podem ser utilizados para se conectar aos clientes. Também é importante detalhar a finalidade de cada canal: atração, retenção ou ambos.

Quanto

Por fim, é o momento de pensar em Quanto. Nesta área, são traçados os investimentos e definido o retorno esperado. Em relação ao retorno, é importante focar em indicadores relevantes para diretores e C-Level, e não apenas para a equipe de marketing. 

Saiba mais sobre como começar sua estratégia de marketing.