Conheça as principais tendências para o varejo em 2023

De 14 a 17 de janeiro, aconteceu o maior e mais importante evento de varejo do mundo, o NRF Retail’s Big Show. Realizado pela Federação Nacional do Varejo dos Estados Unidos, o NRF discute tendências, mudanças e tecnologias do setor varejista.

Neste ano, o tema da conferência foi sobre superar barreiras (ou Break Through, no inglês). Assim, os palestrantes ressaltaram ideias e experiências inovadoras para os varejistas acelerarem seus negócios e se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo.

Alguns assuntos abordados foram: experiência do cliente, omnichannel, sustentabilidade e responsabilidade social, novo modelo de negócios e comportamentos de consumo.

Analisamos as grandes tendências apresentadas no NRF e separamos as principais para você conferir.

5 tendências para você ficar de olho

Foram mais de 300 palestrantes e 900 exibidores na edição de 2023 do NRF. São essas palestras apresentadas no evento que norteiam as tendências para os próximos anos do setor varejista. 

Para este ano, alguns temas apresentaram mais relevância. Trouxemos as 5 tendências que você deve ficar atento e considerar em inserir na sua estratégia de marketing.

1. O retorno do presencial

Aos poucos, os consumidores estão voltando a comprar presencialmente. Mas, com a quantidade de informações que eles encontram no digital e o alto volume de compras online, o nível de exigência aumentou. Por isso, aplicar as mesmas estratégias de venda presencial pré-pandemia não vai mais funcionar

Neste caso, o desafio dos varejistas é: qual o diferencial da loja física que trará valor ao cliente?

Você pode apostar em totens de autoatendimento, experiências lúdicas e interativas ou circuito de degustação, por exemplo.

2. Do macro ao micro: estamos na era das comunidades

O consumidor ficou mais complexo pós-pandemia. Agora, não é só sobre entrar na loja, comprar o produto e ir embora. É sobre o cliente se sentir parte da marca. 

Para isso, o varejo precisa criar momentos de relacionamento com o consumidor. Através de conteúdos e ações que sejam honestos e autênticos, locais e conectem a outras pessoas.

Dessa forma, o cliente consegue se sentir pertencente a uma marca e a uma comunidade. 

Saiba mais sobre essa trend no nosso vídeo “Tendências de marketing para 2023”.

Para ir do macro ao micro, primeiro é preciso entender das pessoas e quais padrões de comportamento elas possuem. Com isso, é possível segmentá-las em pequenos targets. Depois, a empresa analisa e entende qual grupo de consumidor quer apostar. Aí, sim, podemos pensar em estratégias específicas para o micro target escolhido e ter os resultados esperados.

Na LeFil, nossa linha de atuação Inteligência & Mercado pode lhe ajudar a realizar esse processo e descobrir em qual comunidade investir.

3. Tendências tecnológicas: inteligência artificial e dados

Em 2023, o movimento é investir em tecnologias já existentes e não em novas e disruptivas soluções. 

A inteligência artificial vem para auxiliar, principalmente, na logística da empresa e nas experiências dos clientes. Gerenciamento de estoque, previsão de demanda e disposição dos produtos são algumas formas que o varejo irá incorporar a IA na operação. 

Também é possível mergulhar ainda mais fundo na coleta de dados dos clientes via inteligência artificial. Com isso, os varejistas podem mapear a jornada do consumidor e criar experiências individualizadas e únicas para cada momento.

4. Sustentabilidade não só na empresa, mas na cadeia produtiva

O ESG é uma pauta constante dos últimos anos, mas que continua tão forte quanto antes. No mundo varejista, as práticas ambientais e sociais ganham foco neste ano. As empresas vão precisar repensar o seu modelo de negócio para se tornarem mais sustentáveis.

Isso diz respeito a toda a cadeia produtiva do varejo.

Apostar em fornecedores que também prezam pela sustentabilidade, investir em embalagens reutilizáveis ou recicláveis e, até mesmo, implementar a revenda de itens usados são algumas tendências dos varejistas para trazer a sustentabilidade para dentro da empresa.

5. A Geração Z quer relacionamento

Por fim, chegou a hora de falar sobre o grande desafio de todos os segmentos, a Geração Z. Alguns pontos importantes para se considerar sobre esses consumidores são:

  • Usam as redes para se expressar, interagir, pesquisar e comprar;
  • Entendem o digital como extensão do físico e vice-versa;
  • Estão sempre antenados nas últimas novidades do momento;
  • Esperam que as marcas tenham mais consciência de inclusão e igualdade e sejam autênticas;
  • Desejam experiências únicas e diversas.

A Geração Z é um obstáculo que os varejistas precisam dominar para manter sua marca viva. Afinal, em poucos anos teremos mais consumidores Z do que millennials. 

Para o varejo, isso significa apostar em novas formas de interação, focar em micro comunidades e integrar dados e tecnologia para criar experiências de consumo e engajamento.

Em qual tendência de varejo você deve apostar?

Apesar de se esperar que o varejo inove rapidamente, a máxima “menos é mais” é válida para todos os segmentos. Ou seja, é melhor investir em uma tendência e que ela seja bem feita do que em várias e nenhuma esteja 100% pronta. 

Para saber em qual trend apostar, o caminho é simples: ouça seu consumidor. Foque naquilo que ele deseja e crie as mudanças para suprir as necessidades do cliente. 

A LeFil está pronta para lhe ajudar nessa missão e transformar o seu negócio! Temos uma vasta experiência no mercado de varejo e atendemos clientes deste setor.

Venha construir o novo a cada dia com a gente! Entre em contato conosco para saber mais, solicitar orçamentos ou tirar dúvidas!