O que esperar do marketing em 2021?

O ano de 2020, marcado pela pandemia do novo coronavírus, acelerou diversas mudanças de comportamento, hábitos e estilo de vida dos consumidores. Nesse cenário, negócios precisaram rever suas estratégias para se adaptar a esse novo contexto e o marketing digital vem despontando como peça fundamental para a sobrevivência das empresas.

Segundo estudo conduzido pelo centro de pesquisas CMO Survey, da Universidade de Duke dos Estados Unidos, mais de 62% dos líderes de marketing afirmam que a importância da área para seus negócios aumentou desde o início da pandemia. Visando auxiliar sua empresa para se preparar para o ano de 2021, listamos algumas tendências para ficar atento. Confira:

NOVAS HABILIDADES SÃO EXIGIDAS DAS EQUIPES DE MARKETING. Ainda segundo o estudo da CMO Survey, mais que competências específicas da área, as empresas procuram, cada vez mais, profissionais com capacidade analítica, criatividade, inteligência emocional, curiosidade e habilidade de pivotar.

O CLIENTE SE TORNA O FOCO DE TUDO. Compreender seu o público e suas necessidades é uma decisão que impacta todo o negócio, pois o cliente tem ganhado mais prioridade dentro das empresas. De acordo com dados de uma pesquisa desenvolvida pela agência global de comunicação Econsultacy, o marketing centrado no cliente, com base em dados e inovação, é uma das principais estratégias dos gestores para obter resultados.

OMNICHANNEL SE CONCRETIZA COMO PRINCIPAL ESTRATÉGIA NO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE. De acordo com a consultoria Forrester, 74% dos consumidores são mais influenciados por fatores que criam conveniência, facilidade e disponibilidade de opções para comprar como e onde eles querem. Nessa comparação, apenas 26% dos clientes são motivados principalmente pelo preço. É preciso pensar em uma estratégia que use todos os canais, tanto digitais quanto tradicionais, para criar uma experiência unificada para os clientes.

Para conferir outras tendências de marketing para o ano de 2021, baixe o estudo completo produzido pela Le Fil clicando aqui.