De volta!
Por Rosário de Pompéia
De volta! Esse primeiro post, dessa “nova temporada”, é para reforçar sobre a importância do debate das mídias sociais no Brasil. Por isso, nessa reformulação da casa online, decidimos continuar com este espaço colaborativo.
Colaborativo porque ele é escrito pela equipe da Le Fil, mas as suas pautas surgem a partir de conversas que acontecem, diariamente, ao nosso redor, sobre o papel das redes sociais nas empresas, nas entidades, nos governos. Essas mídias que, na nossa visão, assumem proporções para além do marketing, podendo ser utilizadas como ferramenta estratégica dos setores de recursos humanos, vendas, produtos, atendimento ao cliente e outros. Sendo assim, assunto não falta para ser explorado.
E, por falar em assuntos, como estamos no início do ano, podemos já discutir as tendências para 2012. São várias, mas irei focar em dois desafios simples.
1. Conversar com as pessoas. O amadurecimento das redes sociais buscará mostrar que esse simples ato, que conhecemos tão bem de forma informal, quando profissionalizamos, tornamos algo tão complexo,quando lidamos com as diferenças regionais de um país continental como o Brasil.
2. Medir o retorno nas mídias sociais. Como medir algo que só tende a crescer? Prova disso é a expectativa de aumento de investimento pelas empresas para as redes sociais. Esse investimento está indo para diversos setores: entender o mercado, entender como fazer essa comunicação, aprimorar o conhecimento dos diretores e equipe sobre o assunto. Mas, como medir todo esse esforço? Hoje, por desconhecimento ou por ser mais fácil, é comum observar os esforços nas redes sociais sendo mensurados por indicadores semelhantes aos utilizados nos comerciais de TV e anúncios comerciais de revistas e jornais. Mas, o primeiro passo, é aceitar que a comunicação mudou. E, se é diferente, precisa-se mudar os indicadores e a “cultura” dessa medição, que mescla não apenas números, mas sentimentos, retornos, respostas em tempo real.
Ficamos por aqui e continuamos a conversa nos próximos posts ou nos comentários.
Feliz Ano Novo!