Público-alvo e persona: O que são e por que você precisa ter?

Entender seu público e suas necessidades não é apenas uma questão de marketing. É uma decisão que impacta todo o seu negócio. Para melhor! Um estudo divulgado pela Wunderman Thompson, uma agência global de comunicações sediada em Nova Iorque, revelou que 79% dos consumidores acreditam que as marcas devem mostrar que entendem o seu consumidor, enquanto 56% afirmaram que são mais leais a empresas que demonstram um profundo entendimento sobre suas prioridades e preferências.

A pesquisa também destacou que 62% dos entrevistados acreditam que as melhores marcas são aquelas que tornam sua vida mais simples durante toda a sua jornada de compra. E isso não significa apenas oferecer bons produtos. É preciso desenvolver, ou aprofundar, o relacionamento com o cliente e acompanhá-lo durante todas as etapas do processo. E o primeiro passo para fazer isso de forma estratégica e efetiva é entender quem são essas pessoas e como você irá dialogar com elas.

É aqui que entram as definições de público-alvo e buyer persona, conceitos que possibilitam que os negócios direcionem seus esforços de marketing e vendas de maneira mais assertiva.

Público-alvo

Também conhecido como target, funciona como um ponto de partida para investigar o público para o qual se destina seu negócio. Entre as informações a serem levantadas estão: gênero, idade, localidade, classe social, formação educacional, profissão, entre outras características socioeconômicas. Elas irão ilustrar o grupo de potenciais consumidores da marca. É um conceito útil nas fases iniciais de estudo de mercado por apresentar uma definição ampla. Entretanto, para estratégias mais segmentadas, faz-se necessário o uso da buyer persona.

Buyer Persona

A buyer persona é a representação do cliente ideal. Construída a partir de dados de consumidores verdadeiros, é a junção das características do público-alvo em um personagem com hábitos, desejos, aspirações, crenças e preocupações. Nele devem estar descritas as principais dores e necessidades do cliente, sua rotina, hábitos de compra e de consumo. Ao descrever uma pessoa com características detalhadas é possível compreender este consumidor e, através de ações de marketing estratégico, estreitar a relação do negócio com o cliente. A buyer persona complementa e aprofunda o conhecimento sobre o público-alvo possibilitando a criação de estratégias mais assertivas.

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