Projeto Mulheres Digitais divulga resultado de nova seleção nacional e primeira internacional

Iniciativa para o empoderamento feminino por meio do marketing é fruto da parceria entre a Le Fil, Sebrae, Porto Digital, Softex e o Grupo Mulheres do Brasil

O cenário do empreendedorismo feminino antes da pandemia já era desafiador. E agora, nesse novo cenário, não está diferente. Apenas 8% dos investimentos financeiros são destinados ao empreendedorismo das mulheres e elas já superaram os homens em abertura de empresas. Muitas mulheres estão vulneráveis a situações de risco e são ameaçadas diariamente pela violência doméstica por não terem remuneração. E o empreender é um caminho. Para apoiar o empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento através do marketing, a Le Fil empresa especializada em marketing digital há 13 anos no mercado, promoveu a terceira seleção do Projeto Mulheres Digitais. As empreendedoras escolhidas podem ser conferidas no https://bit.ly/lefilmulheresdigitais e no https://bit.ly/MDigitaisInter.

Nesse momento, foram selecionadas 10 empreendedoras pernambucanas e 10 brasileiras que moram em países como Portugal, Estados Unidos, Espanha e Alemanha. As pernambucanas contempladas participarão de aulas nos dias 13 e 14 de agosto, das 8h às 10h, e de mentorias nos dias 24 e 25 deste mês. As brasileiras radicadas fora do país participarão do projeto nos dias 13, 14, 17, 18 e 19 de agosto, às 14h (horário de Lisboa). Elas atuam em áreas como advocacia, gestão, saúde integrativa, fisioterapia, vendas, qualidade, moda, estética, gastronomia, artesanato e fotografia. A iniciativa faz parte da parceria que a Le Fil mantém, em Pernambuco com o Sebrae, Porto Digital, Softex, e internacionalmente com o Grupo Mulheres do Brasil. Também está entre as suas ações como signatária da ONU Mulher. “Adotamos os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) das Nações Unidas como parte de nosso compromisso de promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres no local de trabalho, mercado e comunidade”, comenta Socorro Macedo, diretora de negócios da Le Fil.

As inscrições para o projeto ocorreram até o mês de junho. A empresa vai divulgar novas selecionadas mensalmente até o fim do ano. Até o momento, 20 mulheres que lideram micro e pequenas empresas no Brasil já participaram da iniciativa. Elas assistiram aulas online e receberam orientação para aplicar os conhecimentos em seus empreendimentos. Participaram de mentorias personalizadas e individuais, com uma hora de duração para cada empresa. Todo o processo é realizado por profissionais da Le Fil. Os resultados são mensurados a partir da aplicação de estratégias definidas a curto, médio e longo prazo.

Segundo Socorro, a expectativa é que as empreendedoras que participam do Mulheres Digitais alcancem resultados semelhantes ou até melhores que os de outra iniciativa de mentoria que a Le Fil realizou durante a pandemia com 30 pequenas empresas situadas no Recife. “Cerca de 71% aumentaram a atração de clientes e 42% aumentaram faturamento”, explicou.

Quem já está colhendo os frutos dos conhecimentos adquiridos é Luana Dantas de Bem, gerente geral da Erva Doce Design Floral (@ervadocedesignfloral), que está no mercado desde 2015 e atende os clientes de forma presencial ou via delivery. Ela conta que buscou o projeto para que os conhecimentos adquiridos pudessem facilitar sua vida múltipla: mãe, florista, administradora, consultora jurídica e terapeuta holística. “Todo o aprendizado abriu um universo bacana de possibilidades na minha mente, trazendo mais leveza e direcionamento na aplicabilidade dos recursos digitais, que se tornaram ainda mais essenciais no momento delicado que estamos vivenciando. Depois de participar do projeto, organizei melhor minha rotina, pois tive maior clareza nos próximos passos e ganhei motivação para seguir aprimorando”, conta Luana.

A meta da Le Fil, que é capitaneada por três mulheres, é ajudar 100 empreendedoras até o final de 2020. Saiba mais sobre o Projeto Mulheres Digitais em https://bit.ly/lefilmulheresdigitais.