LGPD e Marketing: 10 dicas para adequar suas estratégias

Com a proximidade da Lei de Proteção de Dados, os times de marketing possuem desafios pela frente. O principal deles é a forma de atrair e se relacionar com o cliente, isto é, como se faz marketing, na essência. Landing pages, formulários, e-mail marketing, anúncios patrocinados e bases de e-mails vão precisar ter seus papéis revistos, tanto na forma como são feitos quanto como são usados na estratégia geral.

Antes disso, entretanto, é preciso entender como o marketing será impactado, tendo em vista que essa é uma das principais áreas que precisarão se adequar, devido à captação e tratamento de dados de clientes. Esse não será um processo rápido, que se faz da noite para o dia, e não se trata apenas de tecnologia ou de Direito. É uma mudança de cultura organizacional que demandará tempo. É uma construção coletiva de todas as áreas e parceiros que se relacionam com os dados.

Como a LGPD vai impactar marketing?

O brand e o vazamento de dados

O item segurança entra na lista dos times de marketing para que a empresa tenha uma boa reputação. A segurança dos dados não é apenas algo que acontece no back-end. Ela atinge o marketing também porque é a experiência que o cliente tem com a marca.

Cuidado com a exposição da marca

A exposição da marca na internet vai precisar estar adequada aos novos direitos dos consumidores. Eles passam a poder pedir confirmação do tratamento de dados, cancelamento do tratamento, exclusão ou retificação dos dados deles.

As estratégias para marketing precisam ser adequadas

Toda mudança requer adaptações e a LGPD é oportunidade de transparência e engajamento com o consumidor dentro de bases mais sólidas, dentro do entendimento dele que ao dar o consentimento para a empresa usar seus dados pessoais, ele recebe em troca mais valor, conveniência e respeito.

Atenção para listas de e-mails

Já não era interessante, para quem defende um marketing de atração e em respeito ao cliente, adquirir listas que não foram construídas a partir de um relacionamento do cliente com a empresa, por exemplo, fornecidas em eventos para patrocinadores no qual a sua empresa não obteve autorização do cliente, mas sim um terceiro.

Tenha parceiros já adequados

As responsabilidades das empresas, segundo à LGPD, são diferentes de acordo com a atividade de tratamento de dado que sua empresa desenvolve. Nas relações com parceiros de negócios é preciso estabelecer bem os papéis de controlador dos dados e de operador dos dados, já que cada papel atua de forma diferente com os dados que recebe do cliente.

Mídia online e a LGPD

Conhecer os hábitos e preferências do cliente serão os pontos-chave para desenvolver estratégias adequadas à LGPD já que será preciso atrair esse cliente de forma espontânea para que ele conceda os seus dados e a empresa desenvolva um relacionamento que gere mais valor para o cliente e transparente para ambos.

O marketing de atração x LGPD

O marketing de atração será a principal forma de adquirir dados do cliente de forma natural, limpa, concedida por ele e adequada à nova lei, já que ele é pautado em oferecer conteúdos que foram produzido a partir de interesses do consumidor que concede suas informações para ter acesso.

Papéis que o marketing desempenha em função dos dados do cliente

Se sua empresa faz algum tipo de cadastro de consumidores atuais ou em potencial: trata dado pessoal; se sua empresa manda e-mail marketing, trata dados pessoais; se faz anúncio no Facebook ou Instagram, trata dados pessoais; se trabalha com programa de fidelidade, trata dados pessoais. Então, é preciso se adequar o quanto antes.

Primeiros passos para os gestores de marketing

O primeiro passo para adequação à LGPD é um mapeamento de todos os dados pessoais que circulam na empresa. No marketing, por exemplo, é preciso entender quais os momentos os clientes fornecem dados, como landing pages, anúncios, promoções, e qual caminho que esses dados percorrem.

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