Curso ensina como usar o WhatsApp na campanha para as eleições 2020

Inscrições estão abertas. Aula será ministrada por Rosário de Pompéia, especialista em marketing digital e ciência política

As mídias sociais são cada vez mais determinantes nas campanhas eleitorais. Se as eleições para presidente há cerca de dois anos ficaram marcadas pelas disputas entre os candidatos na arena virtual, com o cenário caracterizado por mudanças de comportamento devido à pandemia do novo coronavírus, o pleito desse ano deve se valer ainda mais dessas ferramentas. Pela primeira vez, a campanha não poderá contar com eventos presenciais para evitar aglomerações e o WhatsApp, que está em 99% dos celulares dos brasileiros, é um veículo perfeito para compartilhamento de informações. Pensando nesse cenário, a Le Fil, que está há 13 anos no mercado de marketing digital, promove no dia 4 de agosto, das 8h às 12h, o curso “Whatsapp para campanha eleitoral”.

A capacitação será ministrada por Rosário de Pompéia, sócia-fundadora da Le Fil, com mestrado em comunicação e pós-graduação em ciência política. O treinamento tem quatro horas de duração e é voltado para assessores, coordenadores e equipes de campanha de candidatos que pretendem concorrer às eleições municipais deste ano.

O isolamento social ainda precisará ser adotado até que surja uma vacina ou medicamento contra a Covid-19. “A disputa eleitoral será travada mais do que nunca no ambiente virtual. Espera-se que não se tenham comícios e outros tipos de eventos presenciais, que busquem tirar os eleitores de casa. Dos cidadãos que têm acesso à internet hoje no Brasil, 98% usam WhatsApp, ou seja, o app é atualmente a principal mídia para se realizar campanha nas eleições. Falta aos partidos políticos do país encontrarem caminho assertivos para estabelecer diálogos nesta mídia, focado em construir programas que atendam demandas da população local. Entender que WhatsApp não é uma mídia massiva para propaganda”, explicou Rosário.

Durante o treinamento os participantes vão aprender um pouco sobre marketing de conteúdo para WhatsApp, como realizar o planejamento de campanha para WhatsApp, como dialogar com eleitores, como potencializar a militância, como combater fake news e quais as ferramentas essenciais para a campanha. O objetivo é fazer com que saibam como potencializar as funcionalidades do aplicativo de mensagens para atingir os eleitores.

Políticos e parlamentares têm usado ferramentas digitais desde o início da pandemia, em março, para continuar dialogando e divulgando seus trabalhos e projetos junto aos seus eleitores. “A tendência é que isso continue principalmente se até as eleições, previstas para novembro, o nosso cenário sanitário não mudar”, comenta Rosário. As inscrições para o curso “Whatsapp para campanha eleitoral online”podem ser feitas no link https://bit.ly/whatsappeleições. O primeiro lote promocional já está esgotado. O segundo, vai até o dia 25 de julho. O investimento é de R$ 250,00 (+ taxa de 24,98). O terceiro lote pode ser adquirido a partir do dia 26/7, por R$ 300,00 (+ taxa de 29,97).