Como os shoppings Recife e Caruaru se adaptaram à pandemia


O Shopping Recife foi o primeiro centro de compras de Pernambuco, tendo o pioneirismo e a inovação como principais características. São mais de 65 mil pessoas por dia, dispondo de 450 lojas, 5,8 mil vagas de estacionamento e 14 salas de cinema, com capacidade para receber até 3 mil pessoas, além de ser um grande polo gastronômico, com cerca de 90 operações de alimentação.

O Caruaru Shopping é considerado o maior shopping do Interior do Norte/Nordeste, com mais de 200 operações em funcionamento (varejo, alimentação, lazer e serviços) e fluxo de visitantes acima de 850 mil pessoas por mês, que vão ao centro de compras e convivência, atraídos por itens, pelo amplo estacionamento com 3.300 vagas, segurança, conforto e comodidade. As expansões também possibilitaram ao público ter acesso a um mix de lojas variadas e completas.

O movimento rápido na pandemia

A pandemia atingiu todo o mercado, principalmente, os shoppings que precisaram fechar rapidamente em dias. Os dois empreendimentos, em semanas, necessitaram de uma alternativa para incentivas as vendas para seus lojistas. A Le Fil analisou o mercado e as estratégias utilizadas em outros países para gerar uma solução rápida e digital a partir dos hábitos de vendas dos clientes e lojistas. Existia ainda o desafio de vender em uma das datas mais importantes do varejo, que era o Dia das Mães.

A vitrine virtual como alternativa para as vendas

A partir da consultoria de marketing da Le Fil, a empresa implantou a vitrine virtual, lançada como piloto para o Dia das Mães, no caso do Shopping Recife. Com mais de 130 mil acessos somente nas primeiras semanas de lançamento, o shopping decidiu manter a Vitrine Virtual que é uma ferramenta online que possibilita a compra do presente sem sair de casa. Para ter acesso a essa facilidade, os clientes podem escolher no site do shopping (https://vitrinevirtual.shoppingrecife.com.br/) itens das lojas que estão funcionando no sistema de delivery realizado por cada lojista. O processo é bem simples e todo o contato é realizado através do WhatsApp. Para ajudar o lojista no atendimento via Whatsapp, a Le Fil elaborou uma cartilha com orientações para o atendimento e como vender pela ferramenta.

“O Vitrine Virtual vem como uma forma de cobrir a lacuna nesta época de pandemia, onde vários segmentos do comércio estão fechados. A pessoa pode escolher o que deseja comprar e receber na comodidade da casa”, concluiu Walace Carvalho, gerente de marketing do Caruaru Shopping.

Vendas e visitas como alternativa

O Caruaru Shopping contou com mais de 80 mil acessos (fluxo de pessoas online) e o Shopping Recife com mais de 270 mil acessos e adesão das principais redes e lojas dos shoppings, além de ter sido a alternativa de compras dos malls, mesmo depois da reabertura. 

Nome: Shopping Recife e Shopping Caruaru
Segmento:Shoppings
Atuação: Recife-PE e Caruaru-PE