5 passos para entender o seu cliente

Compreender, atender a necessidades e construir um relacionamento com o cliente faz parte (ou deveria) do dia a dia dos negócios. Mas esta não é uma tarefa simples. Consumidores estão cada vez mais exigentes e é um desafio mantê-los leais às marcas. Investir em estreitar o relacionamento com o seu público é parte fundamental do negócio e tem impacto direto em vendas.

Segundo estudo realizado pela consultoria inglesa, PwC, quando consumidores sentem-se valorizados, estão dispostos a pagar cerca de 16% a mais, além de se mostrarem inclinados a experimentar outros produtos e serviços da mesma companhia. Por outro lado, cerca de um quarto dos clientes afirmam que desistiriam de empresas após uma única experiência ruim.

Como todo relacionamento, a relação cliente-negócio demanda estratégias específicas para seu bom funcionamento. Pensando nisso, a Le Fil separou 5 passos para auxiliar você, gestor, a atingir o coração do seu cliente. Confira:

1. Saiba quem é seu público-alvo
Em qual rede social ele está? Qual seu perfil demográfico? Quais são seus interesses?

Definir o target da sua empresa é uma estratégia inicial de estudo de mercado que possibilita nortear para qual grupo social destina-se o negócio. Quanto mais dados como: sexo, idade, local e formação forem levantados, melhor será o perfil. Entretanto, é importante ter em vista que este conceito apresenta uma definição ampla dos consumidores da marca.

2. Identifique seus hábitos de compra
Quais produtos ele mais procura? Quais condições financeiras são atrativas para ele? Por qual canal seu cliente consome mais seu produto?

Analisar a jornada de compra do seu cliente deve fornecer dados e insights que irão apoiar as decisões do negócio. Através desse tipo de pesquisa, é possível identificar: frequência de compra, preferência de formas de pagamento, mídias mais populares e, dessa forma, definir ações estratégicas dentro da empresa.

Para conferir quais outras perguntas você precisa responder para atingir o coração do seu cliente, baixe o guia completo clicando aqui.

Deixe seu comentário